Já é possível ver os primeiros resultados do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) em Bandeirantes, cidade que participa do Projeto Sebrae de Desenvolvimento Territorial de Mato Grosso do Sul (Prolocal). No município, 20 produtores rurais foram beneficiados com a parceria do Sebrae, Fundação Banco do Brasil, Prefeitura e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural Agraer.
Ontem (9) foi entregue o último kit PAIS para o produtor Claudiomar dos Santos. “Estou muito feliz por ter recebido os materiais, agora estou pronto para produzir”, conta. Estiveram presentes na entrega do material a gestora do projeto pelo Sebrae, Roberta Aparecida Marca, o técnico da Agraer, Alceu Ohlweiler e o secretário de agricultura de Bandeirantes, Antonio Fortunato.
Para o desenvolvimento do projeto, são utilizados recursos da tecnologia social, que são instrumentos, técnicas e processos de baixo custo. Essa é uma alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar. O processo de produção é feito de forma sustentável, preservando a qualidade do solo e da fonte de água. Além de incorporar a criação de aves com o cultivo de hortaliças, frutas, cereais e ervas medicinais.
Antonio Mariano implantou o kit Pais em sua propriedade em janeiro deste ano e em maio já colheu sua produção. “Fiz o primeiro plantio como teste e para consumo, a partir da próxima colheita vou comercializar”, diz Mariano. Com esse resultado, o produtor diz que se animou e quer saldos cada vez maiores. “Daqui a dois anos pretendo encostar o truck (caminhão) para carregar meus produtos”, ressalta.
Mensalmente acontece na cidade a Feira do Agricultor, onde os produtores comercializam seus produtos no segundo domingo do mês no salão paroquial. Do projeto PAIS, em torno de 14 produtores participam da feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário