Um pesquisador japonês criou aparelhos para medir radiação feitos de garrafas PET recicladas. A invenção sai bem mais barata do que as opções existentes no mercado, muitas das quais precisam ser importadas. A economia de gastos gira em torno de 90%. Hidehito Nakamura, professor assistente da Universidade de Kyoto, fez este trabalho em cooperação com a empresa Teijin.
Ele criou o 'Scintirex', uma resina de plástico que fica fluorescente quando entra em contato com ambiente radioativo. A resina age como um sensor dentro dos detectores, permitindo medir o nível de radiação.
Essa invenção permitirá ao governo e a todos que quiserem adquirir sensores a gastar menos dinheiro com isso.
De acordo com o departamento de relações públicas da Teijin, os sensores para os detectores estarão disponíveis provavelmente a partir do mês que vem para organizações governamentais e empresas classificadas como prioritárias, por aproximadamente 10 mil ienes (130 dólares).
"Queremos ter um produto acabado até o final de setembro, para atender à crescente demanda após o terremoto de março", disse Toru Ishii, executivo de vendas da Teijin.
As descobertas do professor foram publicadas no periódico "Europhysics Letter".
Em 11 de março, um terremoto e um tsunami destruíram a usina nuclear Fukushima Daiichi, no Japão, Essa foi a pior crise nuclear desde 1986, em Chernobyl, na Ucrânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário