sábado, 13 de agosto de 2011

Pentágono lança o avião mais rápido do mundo, mas perde contato

O Pentágono lançou na última quinta-feira o avião mais rápido do mundo. É um protótipo do Falcon HTV-2. Porém, a Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa dos Estados Unidos (Darpa) perdeu contato com a aeronave decorridos dois minutos da decolagem. A última mensagem à base foi retransmitida via Twitter e está sendo usada para rastrear o protótipo.

O avião pode alcançar uma velocidade 20 vezes maior que o som. Em abril deste ano, ocorreu outro teste com o mesmo protótipo, abortado depois de nove minutos. Depois dessa tentativa frustrada, a Darpa modificou o desenho dele e os códigos de controle.

O Falcon HTV-2 também foi testado em túneis de vento, mas só os testes reais podem garantir que ele suportará as altas velocidades e temperaturas para as quais está programado. O avião foi elaborado em 2003, como resultado de um projeto do Pentágono para criar uma aeronave que pudesse chegar a qualquer parte do mundo em menos de uma hora e suportar temperaturas de quase 2 mil graus centígrados.

Nenhum comentário: