Foto e artigo: Ana Rita de Paula
Uma idéia trazida pela comunidade para o Deputado Estadual Marquinhos Trad e que coincidiu com o pensamento exposto no artigo publicado esta semana na Revista Veja pelo colunista Gustavo Ioschpe, acabou virando Projeto de Lei. O artigo do economista sob o título ‘’Para pobre analfabeto...Tae Kwon Do!’’, retrata a situação atual da educação no Brasil hoje, onde ao invés de se cobrar maior qualidade no ensino público, acaba-se optando por projetos que tiram o foco do verdadeiro objetivo.
Criado pelo INEP em 2007, o IDEP (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) tem a função de pontuar o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações escolares. Esse indicador, que expõe o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, é calculado a partir de dados da aprovação escolar obtido através do Censo escolar, e tem a meta de alcançar uma nota que corresponda à qualidade de ensino oferecida em países desenvolvidos.
O projeto do Deputado Estadual Marquinhos Trad tem o objetivo de fixar no mural das escolas públicas da rede estadual de ensino, a média calculada a cada dois anos pelo IDEP. Para o deputado, o ideal é que esse índice sirva de termômetro para que as famílias dos estudantes cobrem maior qualidade na educação dessas escolas. Com a nova proposta de Lei, pais e alunos poderão acompanhar o nível da educação desempenhado por essas escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário