quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Irmãs mais novas podem ser influenciadas por gravidez das mais velhas, diz estudo

Uma pesquisa realizada com mais de 42 mil adolescentes norueguesas revela que a probabilidade de uma adolescente engravidar é maior se sua irmã mais velha tiver tido um bebê na adolescência. A incidência aumenta se a família for de nível econômico mais baixo.

Isso porque, segundo os pesquisadores, uma irmã pode ser facilmente influenciada pelo comportamento da outra. Quanto menor a diferença de idade entre elas, mais tempo permanecem juntas e compartilham as fases da vida e círculo social.

O estudo revelou que, entre adolescentes norueguesas de nível sócio-econômico baixo, a probabilidade de uma irmã menor ficar grávida na adolescência aumenta de 20% para 40% se a irmã mais velha tiver tido um bebê quando adolescente. Meninas com maior escolaridade tendem a ser menos influenciáveis.

A pesquisa foi feita por pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, da Universidade de Bergen e da Norwegian School of Economics, na Noruega. Crianças da Noruega nascidas entre 1947 e 1958 foram estudadas para comparar famílias de nível sócio-econômico semelhante vivendo em diferentes regiões do país.

Nenhum comentário: