terça-feira, 16 de agosto de 2011

Administração municipal treina fiscais, contadores e contribuintes para emissão de Nota Fiscal Eletrônica de serviços em Jardim

A administração do prefeito Carlinhos Grubert (PMDB), firmou parceria com o Instituto Brasileiro de Apoio à Modernização Administrativa (Ibrama), com o objetivo de modernizar e facilitar a gestão tributaria e a vida dos contribuintes, tornando -se assim, menos burocrático emitir Notas Fiscais de serviços, implantando o sistema ISSIntel – sistema de emissão de nota fiscal eletrônica.

Para atualizarem-se com o novo sistema foi realizado nos dias 10, 11 e 12 de agosto o treinamento que foi dado aos contadores, contribuintes e a servidores do departamento tributário, sobre a operação e usabilidade do sistema ISSIntel, que irá emitir a Nota Fiscal Eletrônica.

Representantes de empresas e do departamento tributário participaram do treinamento que pode ser realizado durante toda a semana no endereço: jardim-ms.treino-issintel.com.br

O consultor de implantação do Ibrama, Ricardo Matos, disse que o município está avançando ao adotar o sistema ISSIntel, na “escrituração 2.0”, ou seja, na adoção do modelo global de contabilidade, que padroniza as regras contábeis em todo o mundo. Para o consultor, o sistema garante à Prefeitura as informações sempre atualizadas de seus contribuintes. Com isso, a Fiscalização também dará um salto de eficácia, pois será possível cruzar a qualquer tempo as informações disponíveis, levantar onde está havendo queda de emissão de notas fiscais para identificar as causas ou eventual sonegação. Além disso, será possível à administração municipal saber qual é o setor que contribui com maior receita, para o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo.

O Gerente de Arrecadação, Adão Geraldo Grubert comentou que o sistema é de fácil operação e que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, basta para tal acesso a internet. O contribuinte conseguira também emitir suas notas através de IPOD ou ate mesmo celular, além dos benefícios que traz à Prefeitura, também beneficia as empresas, ao reduzir custos e agilizar a emissão das notas. Conforme Adão, mesmo uma microempresa que não possua computador com internet pode usar o sistema através de uma lan house, basta acessar o link do sistema (jardim-ms.treino-issintel.com.br) para treinamento.

Com relação à escala, ele explicou que qualquer empresa prestadora de serviço poderá optar desde já pela adoção da Nota Fiscal Eletrônica. Aquelas que já estão cadastradas terão seus dados aproveitados no sistema ISS Intel. As que estão sendo abertas agora, primeiro serão cadastradas na Sefaz. “Qualquer dúvida que as empresas tiverem, podem ligar para nosso telefone 3251-1275 ramal 4, das 7 h às 12 h”, disse o gerente.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Nenhum comentário: