Para elaborar o plano de ação que visa promover o desenvolvimento de Caarapó o mutirão do Projeto Sebrae de Desenvolvimento Territorial de Mato Grosso do Sul (Prolocal) esteve nesta sexta-feira, dia 27 de julho, em 232 empresas do comércio local. Durante as visitas, os profissionais aplicaram um questionário que tem o objetivo de levantar as principais necessidades e identificar as características do setor no município.

Ela está confiante no sucesso do negócio. “Já estamos com um fluxo grande de pessoas, buscamos como diferencial a especialidade em empadas e somos os únicos na cidade”, diz. Antes de iniciar no mercado Andréia esteve numa empadaria de Santa Catarina para conhecer o ramo. “Caarapó está crescendo, tem muita gente de fora, acredito que há espaço para mim”.

O controle da venda é feito no caderno de caixa. “Minha mãe entende de fazer o pastel, eu atendo e vendo e meu pai cuida da parte financeira, está dando certo”. No comércio de roupas usadas desde 2006, Nereu Osmar Furlan desperta atenção pela postura empreendedora. Sempre trabalhou no varejo, como funcionário e decidiu ter o próprio negócio quando o irmão quis vender sua firma. “Empreguei aqui uma proposta diferenciado. Vendo com preço mais acessível, priorizando a venda à vista”, esclarece.

O Donizete Machado da Silva tem um ‘lojão’ de roupas usadas. Desde quando abriu a empresa, em 2003, pra cá percebe que o mercado de Caarapó mudou. “Melhorou. Desde que as usinas se instalaram na região, aumentou a oferta de emprego, o pessoal da comunidade indígena agora trabalha na cidade e compra aqui e também os empregados da indústria”, avalia.

Apostando em novidade para o mercado de Caarapó, Odailson Santana Ramos, abriu há quatro meses uma serralheria em PVC. “Ninguem na cidade conhecia o serviço, então demoramos a ter um retorno financeiro, mas agora que já fizemos vários projetos e perceberam a qualidade do produto terei que me planejar para atender aos pedidos que se multiplicaram”, comemora.
A visita do Sebrae nesta sexta-feira, 27, em Caarapó encerra com o lançamento do Prolocal a partir das 19 horas na Câmara Municipal com a presença de autoridades locais, do diretor técnico do Sebrae, Tito Estanqueiro, do prefeito Mateus Palma de Faria, do presidente da câmara municipal, vereador Mario Valério, representantes de sindicatos, empresários e comunidade.
Matéria e foto: Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário