quarta-feira, 8 de junho de 2011

Safra de soja do Brasil estimada em recorde de 75 mi t

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil colheu 75 milhões de toneladas de soja em 2010/11, uma safra recorde, estimou nesta quarta-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que revisou para cima sua previsão em mais de 1 milhão de toneladas na comparação com a projeção de maio.

"Este volume é 9,2 por cento ou 6,30 milhões de toneladas superior à produção obtida na safra 2009/10 (68,7 mi t)...O fator climático foi o principal responsável por este resultado", afirmou a Conab em comunicado sobre os dados do nono levantamento da safra 2010/11.

Além de contar com um tempo favorável, produtores elevaram a área plantada com a oleaginosa em 690 mil hectares na safra 10/11 ante 09/10, para um recorde de 24,15 milhões de hectares, o que colaborou também para o aumento da produção.

A colheita de soja 2010/11 já está finalizada no país.

A Conab também elevou a previsão de safra de milho para 56,7 milhões de toneladas, ante 56 milhões de toneladas em maio e contra 56 milhões de toneladas na temporada anterior.

A colheita da primeira safra de milho no centro-sul está praticamente finalizada, enquanto a de segunda safra está em desenvolvimento.

A Conab observou que uma seca preocupa produtores do Paraná, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Piauí.

Com a força da produção de soja, a Conab também elevou a sua previsão para a safra total de grãos e oleaginosas do Brasil para um recorde de 161,5 milhões de toneladas, versus 159,5 milhões na estimativa do mês passado e contra 149,2 milhões na temporada anterior.

TRIGO E ALGODÃO

As previsões mensais para as safras de algodão 2010/11 e de trigo deste ano sofreram poucas alterações, segunda a estatal.

A Conab previu a produção da pluma em um recorde de 2,05 milhões de toneladas, praticamente estável na comparação com maio (2,04 milhões), mas um salto ante o volume de 1,2 milhão de toneladas da safra passada, em meio ao crescimento de 66 por cento da área plantada.

"Em Mato Grosso, as lavouras encontram-se em fase de floração, frutificação e maturação, sendo beneficiadas pela normalidade climática, e a previsão é que o clima continue favorável até o final da colheita, que ora se inicia...", destacou a Conab.

Já a produção de trigo em 2011 foi estimada em 5,4 milhões de toneladas, ante 5,3 milhões projetados em maio e contra 5,8 milhões de toneladas da temporada anterior.

"O trigo deve diminuir em 4,3 por cento a área de 2,1 milhões de hectares anteriores, chegando a 2 milhões de ha... As variedades mais semeadas neste ano são as destinadas à panificação", afirmou a Conab.

(Por Roberto Samora)


Nenhum comentário: