sexta-feira, 10 de junho de 2011

Patriota diz que o caso Battisti está encerrado

Questionado nesta sexta-feira, dia 10, sobre o fato de a Itália ter convocado o embaixador do país no Brasil, o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, evitou criar mais polêmica. Ele disse que não comentaria a situação, relacionada à libertação do ex-militante Cesare Battisti.

“Para nós, o caso está encerrado", limitou-se a declarar. O ministro participou nesta sexta de cerimônia do 146.º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, em Brasília, que também contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Em comunicado, o Ministério de Assuntos Exteriores da Itália justificou que a convocação do diplomata é temporária. O porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes, disse que o governo brasileiro não foi oficialmente avisado sobre a decisão, mas que o procedimento é normal e não pode ser considerado uma retaliação ao fato de Battisti não ter sido extraditado.

Um comentário:

Jornal Bandeirantes News disse...

A real natureza dos crimes pelos quais Battisti foi condenado, que foi o assassinato de quatro pessoas - entre elas, um açougueiro e um joalheiro. Segundo o ministro do STF, esses crimes são comuns, hediondos e não políticos, e, por esse motivo, a concessão do refúgio é ilegal.