O Prefeito de Jardim, Carlos Américo Grubert (PMDB), visitou o Deposito de Resíduos Sólidos Municipal, juntamente com o Gerente do Núcleo de Meio Ambiente, Clademar José Sovernigo, para analisar estratégias de manutenção dos serviços de reciclagem e depósito do lixo em Jardim, no dia 29 de abril.
Ainda na ocasião o prefeito entregou uniformes completos de proteção para os 12 integrantes da Associação de Catadores, feitos em tecido reforçado, botas vulcanizadas, máscaras, capas de chuva e luvas de pano e cirúrgicas. Jardim produz cerca de 18 toneladas de lixo por dia, sendo que 52 toneladas são reciclados por mês.
O prefeito lembrou na reunião da necessidade que temos em minimizar a produção de lixo e disse que irá realizar estratégias de conscientização popular e educação ambiental principalmente para reduzir o consumo de sacolas plásticas no comércio em geral: “São necessários vários anos para o meio ambiente absorver o plástico que não é reciclado, o que gera um impacto indesejável, temos que diminuir a produção de lixo doméstico e para isso iremos implantar uma grande campanha de conscientização e maximizar as atividades da coleta seletiva”, disse o prefeito.
O Presidente da Associação de Catadores, João Marcelo da Silva Leite, lembrou ao prefeito que as dificuldades aumentam já que as empresas do ramo não estão comprando mais os “plásticos moles”, material das sacolinhas, por haver um grande número de depósito em suas sedes. “A produção das sacolas plásticas é tamanha que o mercado de reciclagem não está dando conta da demanda e precisamos dar um outro fim a este material”, enfatizou João Marcelo.
O prefeito encaminhou as solicitações dos catadores ao Gerente do Núcleo de Meio Ambiente, Clademar José Sovernigo para que atenda-os de acordo com as estratégias do núcleo. Sovernigo, que já realiza palestras de conscientização nas escolas sobre o tema há vários anos, disse que seria imprescindível a formulação de parcerias com a AEJAR para promover uma grande campanha.
Logo mais, ainda pela manhã o prefeito aproveitou a reunião sobre o projeto Shopping a Céu Aberto, com representantes da AEJAR e do SEBRAE e sinalizou o desejo da campanha de minimização do lixo doméstico e da coleta seletiva, idéia prontamente abraçada pelas entidades na reunião.
Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário