PARIS (Reuters) - Uma das duas caixas-pretas do voo 447 da Air France que caiu na costa brasileira em 2009 foi encontrada no mar após buscas em águas profundas, informaram os investigadores do caso no domingo, reavivando esperanças de que se possa finalmente explicar o que teria causado o acidente.
Os investigadores franceses disseram num comunicado que a caixa preta, com gravações de dados do voo, tinha sido levada para o deck de um barco de buscas.
Fotos publicadas no site do órgão francês BEA (Le Bureau d`Enquêtes et d`Analyses), responsável pela investigação de acidentes aéreos no país, mostram um objeto cilíndrico parcialmente enterrado na areia antes de ser levado para a superfície.
A descoberta vem após anos de missões de resgate atuando em uma área marinha de 10.000 metros quadrados para tentar encontrar as duas caixas-pretas, que os investigadores acreditam, pode pôr fim às disputas sobre a causa do acidente.
O Airbus 330-203 caiu no Atlântico na costa do Nordeste brasileiro a caminho de Paris desde o Rio de Janeiro em junho de 2009, matando todos os 228 passageiros e a equipe de voo, depois que o avião foi atingido por uma tormenta.
Especulações sobre o que causou o acidente do voo 447 se concentraram na possibilidade de congelamento dos sensores de velocidade da aeronave, que pareciam dar leituras inconsistentes antes de que a comunicação fosse interrompida. A caixa-preta, que grava as conversas de cabine, poderia dar pistas vitais sobre os momentos finais do voo.
A descoberta recente de pedaços dos destroços do avião, assim como o chassis do registro de vôo, reavivou as esperanças de se encontrar as caixas-pretas para explicar o que aconteceu.
(Reportagem de Nick Vinocur)
Nenhum comentário:
Postar um comentário