sexta-feira, 4 de março de 2011

Vasco é derrotado pelo Macaé na estreia da Taça Rio

RUI PORTO FILHO / AEVasco volta a decepcionar a torcida e perde a primeira com Ricardo Gomes

Como aconteceu na Taça Guanabara, o Vasco também começou decepcionando na Taça Rio que corresponde ao segundo turno do Campeonato Carioca. O time de São Januário foi derrotado pelo Macaé por 3 a 1 em partida disputada na noite desta sexta-feira, no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. Foi a primeira derrota do treinador Ricardo Gomes ä frente da equipe cruzmaltina e a primeira vitória do Macaé sobre um grande clube do Rio de Janeiro.

A vitória da equipe da Região dos Lagos foi merecida porque o Macaé, formado por jogadores experientes, soube aproveitar as oportunidades que apareceram para definir o resultado. O Vasco mostrou muita disposição mas foi infeliz nas finalizações além de ter sido prejudicado pela expulsão do lateral Ramon no início da segunda etapa. O Macaé é o vice-líder do Grupo A com três pontos enquanto o Vasco fica na lanterna da chave.

Na próxima rodada, o Vasco receberá o Duque de Caxias em São Januário, enquanto o Macaé vai encarar o Americano em Campos.

O Jogo - Apoiado por uma torcida animada e esperançosa,o Vasco começou a partida tentando empurrar o Macaé para a defesa, mas foi o time da Região dos Lagos que chegou com perigo ao ataque, logo aos três minutos com Bill que forçou Fernando Prass a uma defesa difícil. O Vasco só respondeu aos cinco minutos com um chute perigoso de Fagner.

A partida ficou aberta porque as duas equipes buscavam o ataque de forma franca. Aos 12 minutos, Ramon se livrou da marcação de Marcos Tamandaré, entrou na área mas chutou mal quando os atacanes esperavam o cruzamento. O time dirigido por Ricardo Gomes passou a exercer o controle do meio campo, com o meia Felipe aparecendo com destaque, apesar da dura marcação exercida pela equipe do Macaé que já não conseguia chegar ao ataque com tanta facilidade.

Depois da parada técnica, o atacante Eder Luís passou a se deslocar pelas laterais para tentar abrir a defesa do Macaé. Aos 23 minutos, Felipe Bastos cobrou falta pela esquerda e Marcel desviou de cabeça mas Lugão fez grande defesa. No rebote, Felipe chutou para fora.

Aos 30 minutos, o Macaé chegou ao gol com Marcos Tamandaré mas a arbitragem invalidou o lance, marcando impedimento do lateral. O lance fez o time da casa voltar ao ataque. E aos 33 minutos, o Macaé chegou ao primeiro gol. Bill cruzou da esquerda e Luís Mário, entre Anderson Martins e Ramon, cabeceou de forma precisa no ângulo direito do goleiro Fernando Prass que não esboçou qualquer reação.

Em desvantagem, o Vasco tentou partir para o ataque mas continuou esbarrando na boa marcação do adversário. O time de São Januário quase empatou aos 38 minutos em jogada individual de Eder Luis mas Lugão fez ótima defesa.

O Macaé chegou ao segundo gol aos 39 minutos, quando a bola foi lançada para Marcelo que se confundiu com a zaga e a bola acabou sobrando para Siston que encobriu o goleiro Fernando Prass.

O Vasco voltou para o segundo tempo com o estreante Bernardo no lugar de Jeferson e Elton, reaparecendo no clube, no lugar de Marcel. E o time dirigido por Ricardo Gomes começou pressionando e logo aos três minutos, Bernardo bateu de fora da área e Lugão defendeu. Logo depois, Fagner chutou forte, o goleiro Lugão defendeu parcialmente e Felipe não conseguiu aproveitar o rebote.

Aos sete minutos, o Vasco marcou. Eder Luís fez ótimo passe para Elton que chutou no ângulo direito sem chances para Lugão. O Vasco poderia ter empatado aos nove minutos mas Fagner que entrou livre na área acabou errando a conclusão.

Aos 14 minutos, o lateral Ramon empurrou e chutou o atacante Luís Mário na lateral e acabou expulso de campo, deixando o Vasco em desvantagem numérica.

O meia Bernardo que teve uma boa estreia fez uma ótima jogada aos 19 minutos, se livrando da marcação e chutando com perigo,mas a bola passou bem perto da trave. O Vasco seguiu pressionando e aos 21, Eder Luís entrou na área e chutou rasteiro mas Lugão defendeu com dificuldade.

Mesmo com dez jogadores, a equipe de São Januário tinha mais posse de bola, enquanto o Macaé se mostrva preocupado apenas em garantir a vantagem, pouco se arriscando no ataque. Aos 25 minutos, Eder Luís foi lançado por Fagner, driblou Ciro e tentou colocar, mas a bola saiu para frustração da torcida cruzmaltina.

A chuva forte que desabou sobre Macaé, tornou o campo pesado e dificultou a tarefa do Vasco que precisava de velocidade para buscar o empate. O time da casa tentava ficar com a bola, trocando passes no meio campo para fazer o tempo passar. Aos 33 minutos, uma cobrança de falta de Bernardo levou muito perigo ao gol de Lugão.

A partir dos 35 minutos, o Vasco partiu de forma desesperada para o ataque. Aos 40, Fagner teve a chance do empate mas chutou para fora. E, aos 45 minutos, Bill foi lançado pela esquerda e encobriu o goleiro Fernando Prass com grande categoria, definindo o resultado da partida.

Nenhum comentário: