sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Showtec 2011 apresenta novidade em fertilização do solo

Fertilizantes ou adubos são compostos químicos que visam suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. No último dia do Showtec 2011 (3), os estandes que apresentaram novidades a respeito da fertilização do solo foram um dos mais visitados. Ainda em fase de testes pela Fundação MS, o adubo químico Top Fós e o adubo orgânico estão sendo apresentados em Maracaju.

De acordo com a especialista em fertilidade e engenheira agrônoma da Fundação MS, Renata Azambuja, as pesquisas com adubos tem duração de no mínimo 4 anos, já que as condições climáticas são fatores que interferem na produtividade do solo. “O Top Fós, por exemplo, ainda está no primeiro ano de testes. É preciso tempo para que possamos avaliar a eficiência do fertilizante, no entanto, já podemos dizer que o Top Fós apresentou bons resultados. Visualmente observamos que a soja aumentou seu porte, quando aplicado o fertilizante”, explica.

A combinação de esterco de origem animal com substâncias como potássio, nitrogênio e carbono resulta no chamado adubo orgânico. Segundo Renata Azambuja, essa é outra novidade que o produtor poderá encontrar no mercado. “O adubo se encontra em fase de experimento, nós ainda não podemos afirmar que ele possui melhores resultados que o adubo químico, porém, é um produto de baixo custo”, aponta.

Durante os três dias do Showtec 2011, os produtores puderam acompanhar uma vasta programação de atividades que incluiu palestras, mesas-redondas, visitas técnicas a glebas e visitas a estandes com exposição de produtos da agricultura familiar, máquinas, equipamentos e informações meteorológicas.

Com o tema “Gestão Agropecuária, um fator decisivo para o Sucesso”, o Showtec 2011 apresentou cerca de 550 novas tecnologias para a cultura da soja, milho, algodão, integração lavoura-pecuária, produção de carne com padrão de qualidade, cana-de-açúcar, agroenergia e agricultura familiar. Essa é a 15ª edição do evento que já contabiliza um público de 12 mil pessoas.

O Showtec é realizado pela Fundação MS, com a promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa, Prefeitura de Maracaju, Sicredi, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/MS), Aprosoja, Banco do Brasil, Sebrae e do Crea-MS.
Por:Graziela Reis/Jornalista/DRT/MS 748
SATO COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: