sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Questão fundiária marca discurso de autoridades no último dia do Showtec 2011

Nesta quinta-feira (3), durante solenidade que marcou último dia de atividades do Showtec 2011, em Maracaju, discurso de autoridades presentes ressalta debates que envolvem as demarcações de terras indígenas no Estado. “Os Cadiuéus possuem 28 mil hectares de terra. Então, o problema não é só terra”, declarou o governador André Puccinelli, durante ato solene.

O Showtec 2011, em sua 15ª edição, reúne desde terça-feira (1º) produtores e profissionais para a discussão e difusão de novas tecnologias agropecuárias. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, destacou em seu discurso que é necessária cautela para avaliar os gargalos que surgem no setor. “A questão fundiária está sendo mostrada numa visão unilateral, é necessário que se esclareça ao público os dois lados desse problema e isso deve ser solucionado. Estamos otimistas, mas precisamos de muita cautela para focar nos nossos objetivos”, concluiu.

Nesta quinta-feira (3), o ato solene contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, da secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa, do presidente da Famasul, Eduardo Riedel, do prefeito de Maracaju, Celso Vargas, do deputado federal Reinaldo Ajambuja, do deputado estadual Zé Teixeira, do deputado estadual Paulo Corrêa e do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch.

Show de tecnologia

“MS é o Estado da integração lavoura-pecuária e Maracaju é a capital da tecnologia agropecuária”. A afirmação é do vice-presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, durante a solenidade que marcou o último dia do evento.

Para o governador, André Puccinelli, o Showtec proporciona um ambiente de debates fundamental ao setor agropecuário. “Temos que nos profissionalizar nas gerencias das nossas propriedades e conhecer as melhores variedades de cultivares, é importante reunirmos profissionais”, destacou.

Ao finalizar seu discurso, Luis Alberto deixou um recado aos produtores rurais. “Qualquer produtor pode ser mantenedor da Fundação MS. Analise o custo\benefício. Quanto mais produtores, mais resultados gerados e consequentemente maior representatividade. Fiscalize e cobre resultados”, finalizou.

O Showtec é realizado pela Fundação MS, com a promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa, Prefeitura de Maracaju, Sicredi, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/MS), Aprosoja, Banco do Brasil, Sebrae e do Crea-MS.

Por:Graziela Reis/Jornalista/DRT/MS 748
SATO COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: