Vale a pena esperar ou tomar outra condução ? Para facilitar a decisão dos usuários e tranqüilizar os ansiosos, os pontos de embarque de ônibus municipais de Santos estão recebendo painéis eletrônicos digitais. A partir de informações do Sismo (Sistema de Supervisão e Monitoramento de Ônibus), da Viação Piracicabana, que acompanha, via satélite, a movimentação das linhas em tempo real, os painéis informam o tempo de chegada de ônibus naquele determinado ponto.
A Praça Independência e a Avenida Ana Costa (próximo à Livraria Martins Fontes), na zona turística do Gonzaga, assim como a Praça Mauá, no Centro Histórico, já contam com a novidade, que será ampliada para toda a cidade, até atingir o total de 50 equipamentos.
Com essas inovações tecnológicas de última geração, o transporte coletivo do município atinge níveis internacionais. Os painéis têm dupla face, permitindo que a leitura seja feita dos dois lados. Possuem 1,83m de altura por 1,26 de largura e ficarão a 2,20 metros do piso.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Santos é uma das primeiras cidades do País a disponibilizar os painéis eletrônicos em espaços abertos. Em outras regiões eles estão em locais fechados ou em corredores de circulação de ônibus. A nova ferramenta foi criada a partir de exigência da Prefeitura Municipal de Santos (PMS), no contrato com a Piracicabana, empresa responsável pela operação das linhas coletivas.
Para o prefeito João Paulo Tavares Papa, as inovações colocam o transporte coletivo da cidade entre os mais avançados do mundo, a exemplo do que ocorre nos grandes centros europeus, como França, Espanha e Holanda. “Essas mudanças são resultados de planejamento, estudo e de trabalho, que visam propiciar ainda mais eficiência ao transporte público e mais conforto e segurança ao passageiro, com a manutenção do valor da tarifa”.
Por: jornalista Amélia Fernandez Gonzalez - Reg.12.512 - Endereço: Praça Mauá s/nº - CEP 11010-900 - Santos - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário