A Procuradoria da República no Distrito Federal informou, nesta segunda-feira, que uma investigação preliminar foi aberta para apurar a suposta improbidade administrativa cometida pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele é acusado de participar de um esquema de corrupção na Casa da Moeda envolvendo o ministério.
Aberto no último dia 29, o procedimento é somente uma investigação preliminar que deverá ser concluída em, no mínimo, 90 dias e com a prorrogação regulamentada em, no máximo, 180 dias. Se a apuração não for concluída até o fim deste prazo, a investigação será convertida em inquérito civil e terá prazo de mais um ano para ser concluída.
O esquema
O ex-presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, foi apontado pelo jornal "Folha de S. Paulo" como o suposto chefe de um esquema de recebimento de propina por fornecedores do órgão se utilizando de duas empresas no exterior.
Mantega entra no processo sendo acusado por omissão em relação às supostas irregularidades. Denucci, por sua vez, foi demitido do comando da Casa da Moeda no dia 28 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário