Foi instalado nos setores de saúde do município o Sistema Integrado Consaúde for Windows – SicWin, que consiste em um processo interligado em rede entre os setores.
O SicWin foi criado para administrar os setores da saúde e é desenvolvido no Embarcadero® Delphi® 2010 Versão 14.0 com banco de dados Firebird 2.1 e a estrutura é apresentada com os aspectos legais exigidos pelo Ministério da Saúde. Atualmente é formado por cinco módulos sendo eles: Recepção, Ambulatório, Estoque, Laboratório e Vigilância.
Segundo o secretário de saúde, Fábio Ozório, “o sistema vai contribuir muito para proporcionar um melhor atendimento, mais ágil e preciso, tornando nossa rede de saúde mais moderna”. O secretário também informa que ficará registrado um banco de dados com todas as informações dos pacientes, inclusive consultas, tipos de remédios consumidos, dentre outras informações necessárias. Aqueles que não possuem o cadastro junto ao SUS – Sistema Único de Saúde, poderão cadastrar-se levando os documentos pessoais e comprovante de residência.
“Já estava na hora da saúde do nosso Município contar com este grande benefício. Porque mais do que facilitar a rotina do faturamento, o Sistema SicWin é um Software que apresenta verdadeiras vantagens se comparado aos outros programas disponíveis no mercado”, comentou o Prefeito Flávio.
Os funcionários da rede de saúde do município receberam nesta terça-feira, 09 de agosto, treinamento para manuseio do sistema.
Módulo Recepção – cadastra e emite o prontuário do paciente para o atendimento pelo profissional - evitando repetição de nomes e números de prontuários, altera dados do paciente já cadastrado, consulta o histórico do paciente tais como atendimento executados, medicamentos retirados, exames e faturamento realizados, agenda consulta médica, odontológica e de enfermagem, interna paciente, cadastra convênios, emite relatórios de pacientes atendidos, internados ou com alta.
Módulo Ambulatório – por este sistema é possível utilizar as técnicas de informática compatível ao sistema SIA/SUS, faz o cadastro de pacientes, acompanha e controla a execução dos serviços ambulatoriais das unidades do município através dos diversos relatórios gerenciais, tais como BPA consolidado e individual, fatura ambulatório geral, relação nominal de pacientes por período, idade, município e sexo e produtividade do profissional.
Módulo Estoque – voltado ao controle de estoque do almoxarifado, como medicamentos, material de consumo e material de limpeza, a distribuição deve ser feita por centro de custo ou por paciente, faz o cadastro das firmas fornecedoras, emite relatórios de entradas e saídas, saldo de estoque, de movimentação dos produtos, de medicamentos vencidos e a vencer.
Módulo Laboratório – emite o resultado dos exames de patologia clínica, faz o cadastro dos pacientes, permite emitir resultado de exames já emitidos anteriormente, caso seja necessário é possível alterar valores referenciais de cada exame vinculado ao código da tabela do DATASUS para que ao finalizar um resultado automaticamente seja faturado no ambulatório, também possui relatório para ter um controle maior, sendo eles analítico e sintético com filtro de pacientes, profissional, exame, período, e ainda a opção de ordenar por data do resultado, nome do profissional, paciente ou exame.
Módulo Vigilância – realiza o cadastramento dos estabelecimentos por ramo de atividade, por tipo de inspeção, permite a impressão dos alvarás, dos boletins de inspeção do D.A.M (Documento de Arrecadação Municipal), imprime a listagem geral dos estabelecimentos cadastrados em ordem alfabética, por pessoa física e por ramo de atividade.
Ass. Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário