Rio - Com a bênção de José Aldo, campeão peso-pena, Johnny Eduardo e Luís Beição esperam brilhar no UFC Rio, dia 27, e trilhar o caminho vencedor do ‘padrinho’ no maior evento de MMA do planeta. Estreantes da noite, no HSBC Arena, eles têm bem mais em comum. Ambos já passaram dos 30 anos, golpearam a pobreza na infância e encaram, por coincidência, outros dois brasileiros no card preliminar do evento, que tem o confronto entre Anderson Silva e o japonês Yushin Okami como o combate principal.
Cariocas com sotaque característico e amantes do funk, eles se julgam representantes da Baixada Fluminense no UFC e sabem que vão ter que distribuir muita pancada nos rivais para permanecer entre os melhores do mundo.
“É a Copa do Mundo do MMA e estou focado para sair na porrada com o Erick Silva. No UFC, é vencer ou vencer. Se você perde duas seguidas, está fora. Esta é a chance de mudar de vida”, comentou o meio-médio Luís Beição, 30 anos, especialista em luta olímpica e jiu-jítsu, com cartel de 19 vitórias e seis derrotas no MMA.
Já o peso-galo Johnny Eduardo (25 vitórias e oito derrotas), 33, tratou de tirar dos ombros a responsabilidade por disputar um evento tão importante. “Não estou com expectativa. Encaro como mais um desafio e quero vencer para me manter entre as feras”, disse. “Vou dar o melhor contra o Raphael Assumpção”.
Beição e Johnny representam com orgulho as cidades de Belford Roxo e São João de Meriti, respectivamente, e enchem de alegria o amigo e incentivador José Aldo, que tem 24 anos e defende o cinturão dos penas na edição 136, que acontece em 8 de outubro.
“A hora da estreia é uma expectativa boa. Já passei por isso e sei que na hora da luta vai fluir normalmente. Eles estão treinando duro e merecem esta chance”, elogiou o campeão e conselheiro. “É um grande evento. Falo para eles agarrarem essa chance, porque é a oportunidade da vida deles”, acrescentou José Aldo.
Com tantas palavras de incentivo, Johnny até se emociona ao lembrar que há pouco tempo não tinha dinheiro para ir aos treinos de muay thai e jiu-jítsu, suas especialidades.
“Já pensei em abandonar o esporte por falta de dinheiro. Lembro o tempo em que usava camisa de colégio público para não pagar passagem ou pedia para o trocador deixar eu passar por baixo da roleta do ônibus. Veja como o mundo dá voltas, hoje estou no UFC”, contou, segurando as lágrimas.
Grande chance na carreira dos dois lutadores
Johnny Eduardo e Luís Beição já têm carreiras consolidadas no MMA, mas a chance de disputar o UFC Rio é a cereja no bolo dos lutadores. Johnny, por exemplo, vem de 11 vitórias consecutivas em campeonatos, como Shooto Brazil, Bellator e Jungle Fight. Beição está invicto há três lutas e tem no currículo um mundial de Shooto, no Japão. Mesmo assim, ele se surpreendeu com o convite para o UFC.
“Estava em Brasília jantando uma pizza quando recebi a ligação do José Aldo me dizendo que eu participaria do UFC. Pensei que fosse piada dele. Fiquei tão feliz com o convite que larguei a pizza pra lá”, disse Beição, convocado às pressas, no dia 5, para o evento carioca, em substituição ao americano Mike Swick, lesionado.
Além de Anderson Silva, Rodrigo Minotauro e Maurício Shogun, 11 brasileiros disputam o card do UFC 134, no Rio. Veja quem são eles:
Edson Barboza
25 anos - Friburgo (RJ)
Peso-leve
Cartel: 8v - 0d
Adversário: Ross Pearson (ING)
Luiz Cané
30 anos - São Paulo (SP)
Meio-pesado
Cartel: 11v - 3d
Adversário: Stanislav Nedkov (BUL)
Thiago Tavares
27 anos - Florianópolis (SC)
Peso-leve
Cartel: 19v - 4d - 1e
Adversário: Spencer Fisher (EUA)
Paulo Thiago
30 anos - Brasília (DF)
Meio-médio
Cartel: 13v - 3d
Adversário: David Mitchell (EUA)
Erick Silva
27 anos - Vila Velha (ES)
Meio-médio
Cartel: 12v - 1d
Adversário: Luis Beição
Rousimar Toquinho
31 anos - Dores do Indaiá (MG)
Peso-médio
Cartel: 12v - 3d
Adversário: Dan Miller (EUA)
Felipe Sertanejo
23 anos - São Paulo (SP)
Peso-pena
Cartel: 13v - 3d
Adversário: Iuri Marajó
Iuri Marajó
31 anos - Ilha de Marajó (PA)
Peso-pena
Cartel: 25v - 3d
Adversário: Felipe Sertanejo
Johnny Eduardo
33 anos - Rio de Janeiro (RJ)
Peso-galo
Cartel: 25v - 8d
Adversário: Raphael Assunção
Luis Beição
30 anos - Rio de Janeiro (RJ)
Meio-médio
Cartel: 19v - 6d
Adversário: Erick Silva
Raphael Assunção
29 anos - Recife (PE)
Peso-galo
Cartel: 16v - 4d
Adversário: Johnny Eduardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário