
Hoje, o "parabéns pra você" será cantado baixinho, com entusiasmo contido, sem exagero. O ritmo ficará um pouco diferente daquele tradicional, que aprendemos desde que somos crianças. As sílabas não vão cair na cabeça do tempo, que será subvertido em síncopes sussurradas. Ah, pede-se que evitem acompanhar com palmas. E por maior que seja o calor - ou o frio - desliguem o aparelho de ar condicionado, por favor.
Nesta sexta-feira, 10 de junho, João Gilberto completa 80 anos. Reverenciado em todo o mundo, o músico não deve ser visto comemorando a data, mantendo sua rotina misteriosa, trancado em seu apartamento no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Apesar da reclusão, o cantor e violonista resolveu não privar o público de sua presença neste ano. Mas o encontro será com hora marcada e com acesso restrito. Serão duas "festas de aniversário", que marcarão o retorno - e provavelmente a despedida - de João Gilberto dos palcos.
O músico se apresentará no dia 3 de setembro em São Paulo, no HSBC Brasil. Uma semana depois, dia 10, o show será no Vivo Rio, na capital carioca. Existe a possibilidade de que as apresentações sejam filmadas e transmitidas para cinemas de vários países.
No palco, o público poderá ver o cara que, no fim dos anos 50, se trancou por dias no banheiro da casa da irmã Maria da Conceição Oliveira, em Diamantina, Minas Gerais. De lá, sairia com a batida revolucionária que, já no Rio de Janeiro, passou a ser chamada de Bossa Nova. O estilo apareceria pela primeira vez no disco de Elizeth Cardoso, em 1958. Mas foi com "Chega de Saudade", faixa e disco lançados como artista solo em 1959, que o samba simplificado e com elementos do jazz conquistou o mundo.
Rodeado por compositores e músicos de altíssima qualidade - Tom Jobim, Vinícius de Morais, Roberto Menescal, João Donato, Carlos Lyra, Baden Powell, só para citar alguns - a Bossa Nova influenciou diversas gerações. Com 17 discos oficialmente lançados, seus trabalhos são dificilmente encontrado em lojas, mas suas músicas continuam sendo processadas e reprocessadas pelo público até hoje, revelando a sua enorme gratidão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário