quarta-feira, 1 de junho de 2011

Notas manchadas perdem o valor, determina Banco Central

O Conselho Monetário Nacional (CMN), ligado ao Banco Central, informou por meio de comunicado nesta quarta-feira, dia 1.º, que as notas manchadas pelo dispositivo antifurto nos caixas eletrônicos perdem a validade. Quem tiver uma cédula assim deve entregá-la em uma agência bancária, para que seja enviada ao BC.

Caso seja confirmado que a mancha foi causada pelo dispositivo antifurto, o portador da nota não terá direito a ter o valor ressarcido, segundo o CMN. Caso não haja comprovação, o banco vai efetuar a troca. A determinação não é válida para notas retiradas nos caixas eletrônicos. Nesse caso, o cliente precisa retirar um extrato para comprovar a operação e registrar um boletim de ocorrência, que deve ser apresentado à instituição bancária.

"Se ele comprova via extrato e BO, o banco vai ressarci-lo na hora", disse o BC. A recomendação é que as pessoas se recusem a aceitar notas manchadas. O dispositivo antifurto, que já existe em países como Estados Unidos e Inglaterra, as deixa com uma coloração rósea. Os bancos ainda não são obrigados a instalar o sistema.

Nenhum comentário: