O coordenador do Programa Mãos a Obra, Davi Ojeda realizou de 17 a 19 de junho, juntamente com a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários - UNISOL Brasil, um curso de capacitação sobre cooperativismo para os artesãos do programa e também para os profissionais de confecção em malhas, oportunidade em que foram criadas duas cooperativas, sendo a COOPJAR (Cooperativa Jardinense de Artesanato) e a CONFJAR(Cooperativa de Confecção de Jardim).
O Curso foi aplicado no intuito de preparar estes profissionais para gerenciar as novas cooperativas, que vinham sendo estudada desde a gestão do saudoso prefeito Evandro Bazzo e que, agora está se tornando realidade com a determinação do prefeito Carlinhos Grubert.
Os técnicos da UNISOL Brasil, Ari José de Souza e Dalva Lima definiram aos participantes o que é cooperativismo, montaram juntos os estatutos, incentivaram a criação de nome, logotipo e slogan, além da criação da diretoria provisória de cada uma, registro e criação de CNPJ.
“Ficamos felizes com os resultados, observamos que esta iniciativa tem tudo para se tornar um grande sucesso, será inclusive a primeira cooperativa de artesanato do Estado, o que demonstra a iniciativa dos gestores municipais” disse Ari.
No domingo, 19, os participantes receberam certificados de conclusão do curso e foram informados que, enquanto cooperativa, estão todos filiados à UNISOL Brasil, o que facilita a solicitação de demais cursos de capacitação que surgirem daqui pra frente.
Na segunda-feira, 20 de junho, os técnicos e representantes das duas novas cooperativas estiveram reunidos com o prefeito Carlinhos Grubert para falar dos resultados, apresentar as diretorias e os projetos para o futuro. “A UNISOL Brasil, está a disposição da cooperativa e deseja a todos sucesso neste novo empreendimento”, finalizou Dalva em meio aos demais.
Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário