sexta-feira, 18 de março de 2011

Deputado Monteiro solidário com produtores rurais

O deputado estadual Márcio Monteiro usou da palavra na tribuna, na última quinta feira (17), para demostrar sua solidariedade e indignação com os prejuízos causados pela chuva e a questão de insegurança jurídica nos conflitos de propriedade rural com os índios por conta da proposta de demarcação.

Monteiro falou sobre os últimos acontecimentos no setor rural e produtivo ocorridos neste mês de março. A dificuldade da pecuária e agricultura no escoamento da produção e o transporte dos rebanhos que afeta a economia do estado e abala a produção rural que agora perde em produtividade e na qualidade dos grãos.

O deputado questionou a questão das politicas públicas e disse ser necessário uma reestruturação para promover condições de melhoria de vida aos indígenas. Ele lamentou a invasão na fazenda Santa Clara no município de Bonito que faz divisa com a reserva indígena de Porto Murtinho.

“A comunidade indígena vive com muita terra, cerca de 2 mil índios vivem em 400 mil hectares no município de Porto Murtinho não vejo como novas terras possa ajudar na melhoria dos índios. Percebemos que os atuais movimentos são mais em função de desestabilizar a produção do que oferecer condição adequada a vida. A situação é precária. São necessárias politicas publicas mais eficazes e eficientes” , disse.

Ele ainda citou o modelo implantado de barracos vazios na beira das estradas concluindo que " só serve para fortalecer a existência dos movimentos e alguns líderes que se beneficiam desse ato". A população não vive somente de extrativismo e o índio já é urbano.

Marycleide Vasques - Jornalista DRT 316/MS - fone: 9989 5408
maryvasques@hotmail.com

Nenhum comentário: