Por: Agência Brasil
Subiu para 872 o número de corpos encontrados pelas equipes de resgate nas cidades atingidas pelo temporal que desabou na região serrana do Rio entre os dias 11 e 12 de janeiro.
O relatório divulgado no início da noite pela Polícia Civil indica que em Nova Friburgo, o município mais atingido pela tragédia, 421 pessoas morreram. Teresópolis tem 354 vítimas fatais; e o distrito de Itaipava, em Petrópolis, contabiliza 71 mortos. Completam a lista Sumidouro, com 21 mortos; São José do Vale do Rio Preto, com quatro; e Bom Jardim, com uma pessoa morta em decorrência das chuvas.
Governo do Rio homologa situação de emergência em mais oito municípios.
O governador Sérgio Cabral homologou a situação de emergência declarada nos municípios de Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Macuco, Italva, Cambuci, São Fidélis e Sapucaia, que também sofreram com as fortes chuvas de janeiro. Os decretos já foram publicados no Diário Oficial,
A decretação do estado e da situação de emergência é uma formalização para as ações elaboradas e já colocadas em prática pelos municípios e pelo governo estadual. A homologação permite que as prefeituras contratem serviços sem licitação para a reconstrução das cidades, desde que possam ser concluídos em até 180 dias, a partir da caracterização da situação de desastre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário