O ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Fux, indicado pela presidente Dilma Rousseff para assumir a vaga no STF (Superior Tribunal Federal), deverá ter papel decisivo em julgamentos importantes previstos para 2011, se for aprovado pelo Senado. O tema mais aguardado do ano é o caso do mensalão.
Após amargar empates em temas como a Ficha Limpa, por estar defasado, no ano passado, o STF tem a responsabilidade de decidir o destino dos 38 réus acusados de participar do esquema de pagamento de propina que representou o maior escândalo do governo Lula.
Luiz Fux já havia sido cogitado para o STF em outras oportunidades, mas só agora a indicação se concretizou. Para o STJ, ele foi indicado pelo presidente Fernando Henrique Cardozo. Fux é um juiz de carreira. Foi o mais novo formado em direito a se tornar juiz, em sua época. Depois, foi o desembargador mais novo e durante um bom tempo foi também o mais novo no STJ. Sua nomeação atende a uma reivindicação antiga da classe por mais juízes de carreiras no Supremo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário