quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cresce número de analfabetos com 15 anos no Mato Grosso do Sul

Por:Laura Holsback, com G1
Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados que tiveram crescimento no número absoluto de analfabetos brasileiros com 15 anos, segundo estudo do Ipea (pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado nesta quinta-feira (09).

Os outros estados que estão na estatística são: Mato Grosso, Santa Catarina, Rondônia e Acre. O instituto ainda não revelou a quantidade.

O estudo também mostra que o número absoluto caiu 7% entre os anos de 2004 e 2009. Hoje, o Brasil tem 14.104.984 de analfabetos. O levantamento foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Em números absolutos, a redução de analfabetos corresponde a pouco mais de um milhão de pessoas em todas as regiões do país. Em termos relativos, a taxa de analfabetismo passou de 11,5% para 9,7%.

A região Centro-Oeste apresentou a menor queda do número absoluto de analfabetos (1,6%), uma vez que os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tiveram aumento deste contingente.

A redução do número de analfabetos da região Sul ficou abaixo da média nacional (7,3%), devido ao aumento ocorrido em Santa Catarina (14%).

Os dados mais positivos vêm das regiões Norte e Nordeste que registraram as maiores quedas nas taxas. O Nordeste reduziu 16,6% a taxa de analfabetismo e todos os estados da região tiveram queda em termos absolutos e relativos.

No Norte, a taxa de analfabetismo teve redução de 17%. O destaque foi o Amapá onde o índice caiu 66%. A taxa de analfabetismo neste estado passou a ser a mais baixa do Brasil: 2,8%.

Na região Sudeste, a redução do contingente de analfabetos foi ligeiramente menor que a média nacional (6,6). Apenas o Rio de Janeiro registrou índice favorável (12,3%).

Nenhum comentário: